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MicroVet realiza treinamento em programa 5S

02/08/2016

Os profissionais do grupo JLM ao qual a MicroVet faz parte, receberam no mês de julho treinamento sobre o Programa 5s (teoria, processo de revitalização e aplicação do programa em seus locais de trabalho). Para que todos pudessem participar, os treinamentos foram ofertados em 3 (três) datas distintas: 23 (vinte e três), 26  (vinte e seis) e 30 (trinta) de julho. Foram ministrados por Givanildo Martins da área de Gestão da Qualidade.

Como parte do plano anual de treinamentos da Microvet, a qualificação da equipe no Programa 5s objetiva esclarecer tanto quanto a respeito da metodologia 5S, revitalização e aplicabilidade do Programa no grupo JLM.

O aprendizado e a prática do Programa 5s proporciona a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional. Nas organizações, a metodologia 5s permite desenvolver uma melhoria contínua na destinação dos materiais, documentos, equipamentos, etc. Esta metodologia melhora o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação dos funcionários e é dividida em 5 palavras de origem japonesa: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Cada uma destas palavras busca despertar a atenção para um senso de responsabilidade.

Segundo Givanildo, “apesar de simples, a implantação / revitalização do 5S exige esforço de toda a equipe para manter ainda mais os locais de trabalho limpos, organizados, onde haja praticidade na busca de documentos, além da mudança de comportamento. Ainda segundo ele é comum encontrar algumas barreiras para a implantação do programa ocasionada pela mudança de cultura, no entanto, ele afirma que verificou uma boa aceitação de toda a equipe na execução e no envolvimento durante as atividades do programa e que este processo é contínuo.”

Com a revitalização do Programa 5S a MicroVet almeja a busca constante pela melhoria, como:

 

  • Maior segurança no desenvolvimento das atividades;

  • Melhoria do ambiente de trabalho;

  • Menos falhas humanas durante o trabalho;

  • Maior facilidade para encontrar problemas;

  • Diminuição do desperdício de tempo na busca por itens;

  • Aumento da confiança da equipe.

 

Conheça os 5S

Seiri – Senso de Seleção: Procure pela empresa itens fora do lugar ou sem utilidade. Nesta fase, um questionamento que deve ser feito é: “Nós precisamos disso?” Como cada empresa é complexa em diferentes aspectos, o melhor padrão é aquele criado levando em consideração as singularidades do local e da maneira de trabalhar.

Seiton – Senso de Organização: Colocar tudo que é necessário em locais predeterminados dentro do processo produtivo e da organização dos departamentos. Para começar, é preciso colocar cada item em seu devido lugar. Após, é interessante colocar ao alcance das mãos o que é mais usado no dia-a-dia. A premissa do seiton é: “o que não está classificado não está organizado”.

Seiso – Senso de Limpeza: Desperta atenção tanto para o aspecto pessoal,  da aparência, quanto do ambiente de trabalho e também dos processos. Quanto menos sujeira no ambiente de trabalho e quanto mais atenção a melhorar o que já está limpo, melhor. Na fase de implantação do seiso, é interessante não só limpar, mas também questionar alguns pontos. São eles:

 

  • Quanta limpeza é necessária para a segurança dos trabalhadores de forma a facilitar o uso e a manutenção dos equipamentos?

  • Quanto de limpeza é necessária para uma qualidade de vida no trabalho?

  • Como a limpeza contribui para melhorar a qualidade do produto?

  • Ao limpar, é notado algum problema na manutenção que deverá ser posteriormente abordado?

  • É importante após a implementação do seiso tirar uma foto do ambiente e fixar ela em um local visível para informar a todos o novo padrão de limpeza que deverá ser seguido.

 

Seiketsu – Senso de Padronização: Após a faxina (implementação do seiri, seiton e seiso), é preciso “tornar comum” na cultura da empresa alguns valores e normas de comportamento. Geralmente, são criadas regras e normas para manter o que foi conquistado e a organização investe na conscientização destas normas. Não é simples manter os níveis atingidos, pois conforme mencionado antes: “Dever é escola primária, compreender é universidade”.  No mundo perfeito dos 5s, as regras e normas não são necessárias pois é da natureza do profissional manter o padrão conquistado. Nesta fase também é levantado as fontes de sujeira e as soluções para minimizar o impacto. Geralmente é atribuído a cada profissional alguma função que contribua para a limpeza como rotinas programadas com periodicidades semanais, quinzenais e mensais e fica por responsabilidade da gerência acompanhar se o mesmo está sendo praticado. Nesta fase é muito importante tornar estas rotinas e atribuições de tarefas viáveis e realizáveis.

Shitsuke – Senso de Autodisciplina: Valoriza a necessidade de atenção e autogestão. Nesta fase são implantados programas que funcionam como um método pedagógico no intuito de ensinar os novos profissionais e reciclar os profissionais anteriores. O objetivo é monitorar, controlar e manter a disciplina para que todos os 5s sejam aplicados continuamente.

 

(Fonte: http://www.citisystems.com.br/programa-5s-empresas-conceito-implantacao-auditoria/)

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